É importante que uma boa profissional, esteticista, antes de começar qualquer tratamento na cliente, faça uma detalhada anamnese, pois é imprescindível saber seus hábitos, antecedentes cirúrgicos, possíveis doenças… uma vez que cada tratamento facial ou corporal dependerá do histórico.
Caso a cliente seja uma gestante, não poderemos utilizar aparelhos de eletrorerapia. Em caso de portadora de marca-passo, o risco também é grande, pois o equipamento poderá desregular o aparelho ou ainda causar algum susto muito grande numa pessoa particularmente tensa.
Se a cliente tiver antecedentes oncológicos, não deveremos aplicar qualquer aparelho, pois poderemos desencadear um problema ainda maior.
Na ficha de anamnese poderemos obter todo e qualquer dado importante da cliente. Até uma pergunta sobre seu método anticoncepcional deve ser vista com cuidado, pois as pílulas podem estar causando obesidade ou fibro-edema gelóide (celulite); com o uso do DIU, a utilização de aparelhos de eletrorerapia fica suspenso.
Se a cliente tiver problemas circulatórios, melhoraremos este quadro com a drenagem linfática. Estes e outros casos devem ser vistos com bastante cautela . É necessário que a cliente que se enquadra neles tome ciência das contra-indicações e que tenha sempre o respaldo, e principalmente a autorização por escrito do médico responsável.
Clique no link acima para ganhar um brinde:
Download de uma Ficha de Anamnese
Nosso modelo de Ficha de Anamnese divide-se em seis partes :
- DADOS PESSOAIS: Dados cadastrais da cliente, como: nome, endereço, telefone;
- HISTÓRICO: Antecedentes;
- TERMO DE RESPONSABILIDADE: Assinatura da cliente concordando com as informações relacionadas na Ficha;
- MEDIDAS: Registro das medidas corporais para posterior comparação e avaliação do tratamento;
- SESSÕES: Tabela com as datas das sessões e tipos de tratamentos aplicados;
- RELATÓRIO: Produtos e tratamentos utilizados.