Eletroterapia Aplicada na Estética Corporal

Eletroterapia Aplicada na Estética Corporal
28 de janeiro de 2010 AlexKB

O objetivo desta técnica é tonificar a musculatura no sentido de enrijecê-la, atenuando a flacidez muscular e modelando os músculos, proporcionando melhores contornos e formas corporais.

O aparelho mais completo da linha CK que realiza esse trabalho é o TRIDIMENSIONAL III. É um equipamento que gera corrente Farádica (alternada) a qual muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido, e que realiza uma estimulação muscular por excitação nervosa. Cada estímulo provoca uma contração e em seguida há um período de repouso.

A sucessão de impulsos segue uma determinada ordem denominada freqüência, cuja unidade de medida é Hertz. Essa freqüência traduz o número de impulsos em cada segundo, por exemplo, uma freqüência de 10Hz significa que estão passando dez estímulos em cada segundo.

O equipamento possui três tipos de ondas, as quais diferem no tempo de sustentação da contração; e dez valores de freqüência, as quais determinam a profundidade de alcance da corrente, sendo que quanto maior o valor desta, maior será a profundidade alcançada, e maior será o número de fibras recrutadas durante a contração.

A contração muscular ocorrida sob a ação desta corrente assemelha-se muito ao resultado do trabalho muscular observado na contração isométrica ativa. De acordo com a colocação das placas e com o objetivo do tratamento, o aparelho realiza as contrações isotônica e isométrica.

O Tridimensional apresenta 6 canais com quatro placas cada um; regulagem de intensidade independente e temporizador digital com aviso sonoro ao término da sessão. As aplicações podem ser feitas nas regiões anterior e posterior do corpo: abdômen, coxa anterior, interna de coxa, posterior de coxa, panturrilha, braços e glúteos.

 

Vacuoterapia

É uma técnica que realiza uma sucção sobre a pele através de ventosas que tem formas e diâmetros diferentes e que podem ser utilizadas em diversos tipos de tratamentos estéticos para atenuar os quadros de celulite e gordura localizada. Suas aplicações são massagens: modeladora, redutora e relaxante, e ainda drenagem linfática (ver matéria de jun/2001). Essa técnica também pode ser utilizada na estética facial (ver matéria de dez/2001).

O aparelho da linha CK que utiliza essa técnica é o Vácuo-Spray, que pode ser encontrado sozinho ou em gabinetes faciais conjugados. A capacidade da sucção pode ser ajustada por um regulador de pressão.

A aplicação corporal se dá nas regiões: abdominal, costas, pernas e glúteo. Provoca intensa hiperemia em pouco tempo substituindo a aplicação destas técnicas manuais, que são bastante exaustivas, ativando a circulação sangüínea e linfática. A massagem modeladora e redutora deve ser realizada com movimentos rápidos, a drenagem com movimentos lentos e a relaxante com movimentos pulsados ou de rolamento.

Atua, ainda em tecidos cicatriciais e fibrosos presentes após intervenções cirúrgicas.
Suas ventosas são de vidro para possibilitar a visualização da hiperemia formada durante a aplicação e facilitar a assepsia antes e após o uso. As mangueiras são de silicone, que permitem transparência e flexibilidade, além de maior durabilidade.

 

Ionização Corporal

É uma técnica que consiste em uma atuação da corrente galvânica sobre a pele aumentando o processo de absorção dos princípios ativos dissolvidos em substâncias aquosas. A corrente realiza a facilitação da penetração de enzimas lipolíticas como Centella Asiática, Algas Marinhas, Hialuronidase nos tratamentos corporais, atuando no tecido adiposo, reduzindo a gordura localizada, a celulite e modelando o contorno corporal.

A corrente galvânica é do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido: do pólo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade dos dois estarem em contato com o cliente fechando o circuito.

O aparelho da linha CK corporal que aplica esta técnica é o Ionizador corporal e pode ser utilizado em todas as regiões do corpo, porém em pequenas áreas de cada vez. Possui 12 placas distribuídas em três canais, sendo que a intensidade pode ser ajustada pelo miliamperímetro em cada canal independente.

Termoterapia

É uma técnica utilizada nos tratamentos corporais para a redução da gordura localizada devido ao aumento da absorção dos princípios ativos dos produtos favorecendo a modelação corporal. São utilizados cosméticos cujo princípio ativo é termo-ativo, ou seja, melhora sua função quando utilizado com calor.

O aparelho da linha corporal CK que utiliza essa técnica é o Termo, o qual possui 5 mantas que podem ser aplicadas no abdômen, membros superiores e inferiores, sendo que em cada canal a intensidade do calor pode ser regulada independentemente.

Quando aplicamos o calor ocorre, no local da aplicação, uma ativação do metabolismo celular com aumento do consumo de oxigênio pelos tecidos, melhorando a nutrição tecidual. Observamos, ainda, modificações na permeabilidade da membrana celular, aumento da síntese protéica e da atividade enzimática.

A hiperemia também proporciona um aumento no transporte de elementos de defesa como anticorpos, leucócitos, gamaglobulinas o que traz um importante efeito antiinflamatório local. Sobre as terminações nervosas o calor provoca aumento do limiar da dor causando analgesia e nos receptores musculares causa o relaxamento, auxiliando nos quadros de tensão e “stress”.

Notamos, ainda, que surge um aumento da diurese e da sudorese, efeitos importantes sob o ponto de vista desintoxicante.

 

Alta-Frequência

A alta-freqüência é um tipo de corrente de elevada tensão e baixa intensidade que passa de uma peça chamada bobina para os eletrodos de vidro que contém gás nobre. Os gases utilizados são geralmente Neônio ou Argônio. Quando é acionado, emite uma coloração alaranjada, no caso do neônio, ou azulada, no caso do argônio.

Possui ação bactericida, ativadora, vasodilatadora e térmica, podendo ser utilizada após depilações em todo corpo ou para relaxamento da região cervical, finalizando tratamentos corporais.

Basicamente esses aparelhos são utilizados nos tratamentos que visam a redução da celulite, da gordura localizada e da flacidez muscular, trazendo excelentes resultados, principalmente quando associados entre eles e com cosméticos.

A CK ainda possui outros aparelhos corporais que por diferentes técnicas realiza a drenagem linfática. São eles: Cells-Trat disponível nos modelos 112 e 212, Seqüencial I e III e TS4, este último é um lançamento que possui drenagem linfática junto com estimulação muscular. Para saber mais sobre esses equipamentos consulte a matéria de junho de 2001.

Raquel Pereira Mathias
Fisioterapeuta
Crefito 3-14252 FPF