Artigos

Envelhecimento Cutâneo – O que fazer para se obter uma boa Hidratação

A maior dificuldade da Cosmética está em: Como fixar a água na pele.

 

  • Beba no mínimo 8 copos de água por dia.
  • Aproveite a pele molhada (após o banho) para aplicar hidratante.
  • As conhecidas matérias-primas: Colágeno, elastina, e reticulina são proteínas compostas por aminoácidos e têm a possibilidade de ligar-se quimicamente a água, aumentando a possibilidade de hidratação.
  • Ácido Hialurônico é de origem animal. Forma um filme sobre a pele fixando a umidade.
  • Reticulina é regeneradora. Dá sustentação a pele.
  • Lipossomas – Têm poder de veicular princípios ativos para o interior da epiderme.
  • Alantoína atua como hidratante e cicatrizante. Ideal para peles ressecadas.
  • Uréia – Hidratante e estimulante da regeneração celular.
  • Uso diurno: Sempre fórmulas com filtros solares para hidratar e proteger as áreas da pele expostas ao sol. Tratamento com Colágeno O Colágeno é a substância (proteína fundamental) que compõe as fibras do tecido conjuntivo. Sua importância é fundamental no processo de envelhecimento cutâneo. Está localizado na derme, se compõe de gel e de fibras. Ele desempenha o papel de suporte da pele.

    Apresenta-se no estado solúvel (flexível, elástico) e insolúvel (fibroso). Forma uma fina película (barreira hidratante) sobre a pele, impedindo a perda transepidermal de água. As fibras naturais de colágeno se contraem, proporcionando um excelente efeito lifting. Auto peso molecular, tem poder de hidratação e dá sustentação a pele. Pesquisas científicas comprovam que o colágeno solúvel pode ser cosmeticamente reposto. O colágeno nascente solúvel, responsável pela firmeza, flexibilidade, retenção de água e consequente elasticidade dérmica, é encontrado abundantemente na pele jovem. O colágeno nascente solúvel é rico em 19 amino-ácidos, onde se destacam a PROLINA e HIDROXIPROLINA. A ação do tempo e a exposição de área da pele às influências externas, assim como a involução cutânea (envelhecimento natural), fazem com que o colágeno solúvel torne-se escasso, dando lugar ao insolúvel. A pele perde o seu poder hidrófilo, perdendo a flexibilidade e o vigor. A compensação desses dois principais amino-ácidos (Prolina e Hidroxiprolina), proporcionará que as fibras se tornem novamente elásticas e flexíveis e a elevação de teor hídrico.. A pele absorve este colágeno, que unindo-se ao já existente, estimula a formação de novas fibras colagênicas, restaurando sua juventude e firmeza. Existem linhas de tratamento com o complexo biológico colágeno, destinadas às peles desidratadas em consequência do envelhecimento natural ou precoce, devido à exagerada exposição ao sol, frio, stress, convalescença.

    A pele torna-se espessa e muitas vezes de cor amarelada no envelhecimento ligado ao excesso de sol, ou fina e quebradiça no envelhecimento fisiológico. A tez fica acinzentada, surge uma desagradável sensação de repuxamento, as rugas se acentuam… O envelhecimento prematuro da epiderme é consequência imediata da desidratação. Fatores extrínsecos Como a utilização intempestiva de detergentes, os banhos demasiadamente longos, o vento, o frio, o sol, a falta de umidade na atmosfera, especialmente a provocada pelo aquecimento urbano, ou ainda o fumo, a bebida que geram radicais livres.

    Ao queimarem nutrientes, as células produzem o seu próprio lixo. São toxinas e radicais livres. Com o ataque do sol e da poluição, o lixo celular aumenta ainda mais, corroendo as fibras de colágeno. Sem boa sustentação, as camadas da pele saem de lugar, criando vales e montanhas. O fotoenvelheciemtno, induzido pela radiação ultravioleta, é mais agressivo e danoso à pele, sendo responsável pelo aparecimento de vincos, rugas, espessamento, discromias e degenerações tumorais. A radiação ultravioleta é um tipo de radiação que causa lesões celulares, gerando danos no DNA. As câmaras de bronzeamento utilizam raios UVA, porém contém ondas curtas, ou seja próximas aos raios UVB ; causam pigmentação irregular e com seu uso indiscriminado e contínuo, provocam o envelhecimento da pele com difícil tratamento. Fatores intrínsecos O envelhecimento intrínseco é mais suave, gradual e lento, determinando danos estéticos discretos. As doenças metabólicas, as avitaminoses, a má alimentação, stress emocional ou ainda o envelhecimento fisiológico. Quanto a este último, convém lembrar que cada um de nós traz o seu próprio relógio biológico e que as secreções sudoríparas e sebáceas diminuem com a idade, e que leva a uma alteração da película HLP ( hidro-lipido-proteica), que não mais segura as suas funções protetoras naturais.

    Fontes de Radicais Livres

    Fontes Endógenas Fontes Exógenas
    Mitocôndrias Poluição atmosférica
    Fagocitosite Pesticidas
    Oxidação Álcool
    Stress emocional Fumo
    Isquemia – Reperfusão Drogas – Fármacos
    Sol
    Dieta gorduros

    Células Epidérmicas As células epidérmicas formam-se na camada basal, subindo até a camada córnea. Durante este processo, elas fabricam proteínas, alguns ácidos graxos e diversos constituintes da epiderme. Na fase final, forma-se na superfície uma película compacta e macia, composta de células e, portanto, uma estrutura lipídica que assegura a coesão do conjunto e portanto uma grande elasticidade. Nas peles secas, o sistema está perturbado: células desnutridas chegam à superfície da pele sem ter produzido uma quantidade suficiente de lipídeos. As células nascem na base da epiderme e levam um mês subindo. Quando chegam à superfície já estão mortas. Alguns cremes utilizam os chamados Lipossomas, cápsulas com 1 milésimo de milímetro, recheados de cosméticos. Pequeninas mergulham 0,4 milímetro na epiderme. À 0,4 milímetro nem todas as células estão vivas.

    As nanocápsulas depositam princípios e vitaminas que previnem o envelhecimento, bem na última camada da epiderme, onde as células nascem. As nanocápsulas (nanosferas) tão pequenas, escorregam nos vãos entre as células, quanto mais descem, mais estreitos se tornam os corredores intercelulares, apertadas, as células estouram ou são destruídas por enzimas, assim liberam vitaminas e outras substâncias para reparar danos. Os Lipídeos Para compreender como os lipídeos agem, é útil imaginar que as camadas mais superficiais da pele se assemelham a uma parede de tijolos. Os tijolos são as células da pele, e o cimento entre estes tijolos são os lipídeos. Como numa parede de tijolos, as células da pele formam uma boa parede física (tijolos), mas sem uma barreira (cimento), a umidade pode escapar. Com o acréscimo dos lipídeos, forma-se uma barreira mais forte e mais resistente evitando a evaporação da umidade. Hidro

    Os umectantes ajudam a capturar e reter a umidade em contato com as células superficiais da pele. É como se fosse uma esponja que retém a umidade, mantendo-a contra a pele como uma reserva suplementar, hidratando a pele por um longo tempo após aplicação. A pele hidratada, retém mais umidade nas camadas superiores, as células ficam mais volumosas. A pele produz seus próprios umectantes de forma natural. Lamentavelmente, devido a fatores relacionados com o estilo de vida e condições do meio ambiente, muitos destes umectantes são destruídos e precisam ser repostos para que a pele não resseque. A umidade se perde através da pele dura e áspera. Tratamentos Hidratação Cosmética – Sempre em peles íntegras. Aproximadamente sete dias após uma limpeza de pele. Em peles lipídicas desidratadas, desvitalizadas, alipídicas, opacas com aspecto envelhecido, descamativa.

    Nutrição Cosmética – Sempre em peles íntegras. Aproximadamente sete dias após uma limpeza de pele. Em peles alipídicas, desvitalizadas, opacas, que apresentem sinais de flacidez, envelhecimento e sulcos profundos. Lifting Biológico – Unimos a hidratação com a nutrição para fazermos um lifting – levantamento. Em peles que apresentem aspecto envelhecido, normalmente acima de 35 anos, desidratadas profundamente. Também no pré-operatório. Microcorrentes – A utilização deste equipamento é recomendavel em qualquer tipo de pele, desde que íntegra. Aproximadamente 10 dias apos a limpeza de pele. Ele promove a movimentação dos líquidos intersticiais, uma vasodilatação cutânea, melhorando a oxigenação celular para contribuir na restauração dérmica, atenuando rugas e vincos de expressão (lifting), Diminuindo olheiras, melhorando o aspecto da pele em geral. Pode ser utilizado também de forma terapêutica, auxiliando em problemas respiratórios e até em casos de cefaleia. As microcorrentes trabalham em três fases – movimentação dos líquidos, tonificação e ionização. O que utilizar no tratamento

    • Elastina – Aumenta a elasticidade da pele e a retenção da água. Aumenta e melhora o turgor da pele.
    • Serum – Estimulante da epitelização do metabolismo celular. Forma filme de proteção e retenção hídrica. Posui atividade antioxidante.
    • Vitamina A – Regeneradora, aumenta a defesa natural da pele.
    • Vitamina C – Estimula a formação do colágeno.
    • Vitamina E – Tem ação nutritiva e raparadora.
    • Silício orgânico – É um mineral regenerador do tecido conjuntivo.
    • Ácido Retinóico – Afina, hidrata e nutre a pele. Estimula a formação do colágeno.
    • Máscaras de Fibra de Colágeno – Material constituído por um tecido fino, flexível e formado por fibras naturais de colágeno. Hidrata, nutre e revitaliza, proporcionando mais elasticidade e tonicidade à pele.
    • Massagem – A massagem é o mais antigo processo em Fisioterapia e sua eficiência perdura até hoje. Na sua aplicação como processo, serve para o embelezamento e a saúde. A massagem ativa a circulação sanguínea. Alimenta e nutre a pele e sua constituição. A fibra do músculo se fortifica quando recebe exercícios. Amacia a pele dando-lhe elasticidade. Escita a função da pele. Alivia a tensão dos nervos e concede-lhes descanço. Alterações associadas ao envelhecimento cutâneo

      Constata-se diminuição de tecido celular sub cutâneo (tecido adiposo), principalmente na região jugal e maxilo-malar e a diminuição do tônus muscular. O cabelo tem seu diâmetro diminuido, não só no couro cabeludo, como também na região pubiana, ingui crural e axilar. A penetração dos raios ultravioleta, dependem do comprimento da onda. Os raios UVA (existente na luz ultravioleta) provocam alterações moleculares da melanina e da distribuição dos melanossomas, com consequente bronzeamento, elastose solar, rugas e discromias. Alta penetração (320-400 nm), alcança a camada basal e o tecido conjuntivo. Não provoca eritema.

      Os raios UVB (existente na luz ultravioleta) desencadeiam proliferação dos melanossomas e facilitação da transferência aos queratinócitos, com consequente bronzeado, eritema actínico ou queimaduras, alterações no sistema imunitário (queratose actínica, epiteliomas, carcinomas e melanomas). Média penetração (280-320 nm), atinge a epiderme e parcialmente a derme. Provoca envelhecimento cutaneo, cancer de pele e pigmentação indireta. Os raios UVC (existente na luz ultravioleta) não atinge a superficie da terra, pois é absorvido pela camada de ozônio(200-280 nm). Luz visível tem alta penetração. Luz infravermelha tem alta penetração.

      O uso de protetor solar é importante e deve ser utilizado de acordo com cada tipo de pele. Sistema de Classificação de Fitzpatrick

      Tipo de pele Sensibilidade Características Cor da pele e FPS
      I Muito sensível Queima com facilidade
      Nunca se bronzeia
      Branca FPS 15 ou mais
      II Sensível Queima com facilidade
      Bronzeamento mínimo
      Branca FPS 8 ou mais
      III Normal Queima moderadamente
      Bronzeia gradualmente
      Branca FPS 6 a 8
      IV Normal Queima pouco
      Bronzeia com facilidade
      Morena clara FPS 4 a 6
      V Pouco sensível Raramente queima
      Bronzeia intensamente
      Morena FPS 2
      VI Insensível Nunca se queima
      Altamente pigmentada
      Negra FPS 2

      Obs. Os fatores de proteção solar acima de 15 só se fazem necessários em casos como pós-operatório; idosos; pessoas muito brancas; que tenham antecedentes de câncer de pele. Como Evitar o Envelhecimento

      • Dicas alimentares – Comer menos, valorizando mais qualidade e não quantidade.
      • Melhorar a digestão – assimilação e eliminação. Devemos mastigar (triturar) lentamente os alimentos para que haja uma boa digestão.
      • Evitar doenças degenerativas como artrites, diabetes, doenças cardíacas…
      • Amenizar a menopausa e evitar a osteoporose na reposição, se necessária, de cálcio, potássio e magnésio.
      • Melhorar a circulação sanguínea e atividade cerebral.
      • Reduzir atividades dos radicais livres, buscando alimentos ricos em vitaminas A, C e E. A formação de Radicais Livres vêm de dentro para fora – stress emocional, fumo, bebida…
      • Melhorar a forma cardíaca, circulação e oxigenação através de exercícios físicos aeróbios sob orientação médica.
      • Manter a pele com cuidados diários. Vitaminas A,C, E, nanosferas, Fator de Proteção Solar adequado.

        Finalizando

        • Trabalhe com disciplina e qualidade.
        • Filtro solar :
          Em peles secas, usar FPS em loções ou cremes
          Em peles oleosas, usar FPS a base de gel
          Em peles acneicas, usar produto não comedogênico
          Utilizar bastão labial para proteção dos lábios
        • Aplique a cada duas horas uma camada de fotoprotetor. Para se obter uma boa proteção, deve-se repetir a aplicação sempre que houver transpiração excessiva ou após imersão (mar ou piscina).