O Alta-Frequência aplicado na estética

O alta-frequência é uma corrente de elevada tensão e de baixa intensidade que é aplicada sobre o organismo humano através de eletrodos de vidro que se fixam a uma bobina.
Quando a corrente atravessa os eletrodos de vidro, estes adquirem uma coloração azulada ou alaranjada, dependendo do gás que está em seu interior. Se o gás contido no interior do eletrodo de vidro for o neônio, a cor adquirida será o laranja ou o vermelho, se for o argônio, a cor adquirida será o azul.

O alta-frequência apresenta diversos efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e daí a sua importância como recurso auxiliar em diversos tratamentos na estética.

A atuação do alta-frequência é feita por cinco a oito minutos, sendo que a forma de aplicação e o tipo de eletrodo a ser utilizado variam de acordo com o tratamento a ser realizado.

Os efeitos bactericida e antisséptico do alta-frequência são aproveitados durante a limpeza de pele para complementar o quadro de descontaminação, onde são utilizados eletrodos específicos, como o standart, que atuará nas diversas regiões da face.

A sua função como vaso dilatador e hiperemiante é aproveitada para melhorar a absorção de produtos que são aplicados sobre a pele como nutritivos e revitalizantes.

Pode ser utilizado como ionizador indireto, onde utilizamos eletrodo "saturador" para aumentar a penetração de ampolas aquosas inonizáveis à base de elastina, colágeno, uréia e extratos placentários através da pele. O eletrodo "cauterizador" é um recurso que auxilia o profissional na limpeza de pele por atuar cauterizando as pústolas, que são removidas durante o processo das extrações.

Por ser um elemento ativador do metabolismo dos tecidos, o alta-frequência é também utilizado nos tratamentos de revitalização cutânea e na prevenção da queda dos cabelos, onde se emprega o eletrodo em forma de "pente". Há ainda o eletrodo "saturador", que auxilia na penetração de substâncias nutritivas sob a forma de loção, a qual tonifica o couro cabeludo e fortalece o bulbo capilar. Existem, portanto, diversas indicações terapêuticas para o uso do alta-frequência: • tratamento da pele acnéica;
• revitalização cutânea;
• estimulação facial e capilar;
• cauterização de pústolas;
• bactericida e fungicida;
• estimulador dos processos de circulação sanguínea.

A) Bobina;

B) Eletrodo Standart;

C) Eletrodo Standart Pequeno;

D) Pente;

E) Fulgurador;

F) Forquilha;

G) Saturador;

promocoescredito

ckg5v endermo diamante

visage lateral2