Artigos

Ionização

O objetivo da ionização é promover a infiltração de substâncias ativas dissociadas em íons através da pele íntegra. A intensidade da corrente é de no máximo 2,4 mA.

Esta técnica é indicada para os tratamentos preventivos de envelhecimento ou involução cutânea.
A ionização é outra forma de aplicação da corrente galvânica que consiste na infiltração de radicais químicos externos (íons ativos) usando a corrente contínua como ionizante para conseguir a dissociação do produto cosmético ou medicamento em íons e provocar sua introdução. É provocado um campo elétrico que promove uma movimentação iônica.

A ionização vem a ser uma infiltração sem agulhas mais fácil de se conseguir, porém mais superficial.
Quando se faz a ionização de substâncias aquosas nos tratamentos estéticos para revitalização cutânea são utilizados hidrolisados de colágeno, elastina, uréia, algas marinhas, extratos placentários. Nestes hidrolisados estão presentes micromoléculas que são importantes na conservação, hidratação e nutrição da pele e que por esse motivo devem ser ionizados durante o tratamento estético.

Na ionização facial utiliza-se o eletrodo positivo ou negativo do ionizador, de acordo com a polaridade do produto a ser ionizado. O eletrodo a ser utilizado e”bolinha”(esférico). O cliente faz contato com o outro eletrodo em forma de bastão metálico, podendo-se atuar também com os dois eletrodos tipo esférico (o positivo e o negativo) simultaneamente após aplicar o produto a ser ionizado indiretamente sobre a pele.

A ionização é um método eficiente de penetração de substâncias hidrossolúveis através da pele que apresenta uma resistência muito grande contra a absorção de soluções aquosas devido à presença da queratina que é uma proteína impermeável à água. A penetração de substâncias hidrossolúveis que ocorre nas glândulas sudoríparas da pele é facilitada pela frequência da corrente galvânica sobre a epiderme.

Indicações:

  • Penetração na pele de elementos ativos de uma substância química.