Peeling e Ionização na atenuação das Estrias

Peeling e Ionização na atenuação das Estrias
27 de julho de 2012 AlexKB
Juliana_Fernandes

Protocolo elaborado por Dra. Juliana Fernandes de Almeida.

As estrias atingem tanto homens como mulheres em idade adulta ou durante a adolescência ou mulheres no transcorrer da gravidez e até mesmo crianças onde se instalou a obesidade. As estrias tendem a se localizar em áreas como quadris, culotes, mamas, coxas, glúteos sendo que cerca de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gestação.

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno, elastina e reticulina , proteínas que garantem  sua elasticidade e tonicidade.

Quando as estrias são recentes apresentam coloração avermelhada e as estrias mais antigas tem seu conteúdo esbranquiçado.

As principais causas da instalação das estrias são : alterações hormonais (na adolescência e nos tratamentos à base de hormônios), “efeito sanfona” , gravidez, obesidade, crescimento brusco, atividades físicas onde  ocorre hipertrofia muscular, desidratação da pele.

Na atenuação das estrias podem ser realizados diversos procedimentos estéticos com o objetivo de remover os tecidos cutâneos superficiais (esfoliação), de ativar a síntese de tecido de reparo (cicatriz) e estimular a formação de nova pele.

Sugestão de protocolo para estrias :

  1. Aplicar inicialmente o Peeling Ultrassônico sobre as regiões da pele a serem tratadas para que sejam removidas as células mortas, secreções sebáceas, restos de poluição , etc. que através da espátula de aplicação das microvibrações ultrassônicas se desprendem deixando a pele totalmente higienizada.
  2. A seguir, deve-se fazer assepsia com produto antisséptico adequado sobre toda a pele e aguardar que seque totalmente por alguns minutos.
  3. Atuar com o Peeling Diamantado sobre cada uma das estrias de forma a afinar toda a epiderme presente no conteúdo das estrias através do lixamento com a ponteira diamantada. É normal que a pele se apresente hiperemiada após a atuação com o Peeling Diamantado o que caracteriza a estimulação benéfica dos tecidos cutâneos.
  4. Em seguida, deve-se ionizar iontos à base de colágeno, elastina, ácido hialurônico, etc. com as Microcorrentes ou Ionizador facial em miliamperagem em torno de 0,5 mA sobre toda a área tratada. A penetração dos iontos através da corrente galvânica ou microgalvânica ativa a formação de tecido cicatricial auxiliando na restauração e síntese de nova pele.
  5. Finalizar com aplicação de cremes nutritivos contendo colágeno, Dmae, elastina, etc.
  6. Alguns dias após esta sessão a pele das estrias irá descamar. Deve-se aguardar um prazo de 7 a 10 dias para que haja cicatrização das estrias tratadas quando então poderá ser aplicada uma nova sessão.
  7. São indicadas no total em torno de 6 a 8 sessões para que surjam os efeitos desejados de atenuação das estrias.

Com este protocolo obtemos excelentes resultados mesmo nas estrias gravídicas, observando-se que as estrias vão se “fechando”, a pele vai te tornando homogênea e sem imperfeições não importando o tempo de instalação das estrias e nem sua coloração.

Dra. Juliana Fernandes de Almeida

Biomédica pela UNISA, habilitada pelo CRBM-1 em Biomedicina Estética e Análises Clínicas
Bióloga, pedagoga, esteticista, Reikimaster
Pós graduada em Estética pela Universidade Gama Filho

Juliana_Fernandes