Artigos

Tratamentos combinados na estética facial: Vacuoterapia e Microcorrentes na Revitalização Cutânea

Como sabemos, o organismo humano sofre um processo contínuo de involução, ou seja, de envelhecimento orgânico que é caracterizado por diversas alterações como:

Redução da circulação veno-linfática : o número e o calibre dos capilares se reduzem dificultando o transporte de nutrientes e de oxigênio e alterando a eliminação dos excretas celulares e teciduais.

Atrofia Muscular : ocorre devido a alterações do próprio tecido muscular. Isto pode ser agravado pela falta de exercícios físicos.

Alterações do metabolismo : causadas por maus hábitos alimentares ou hábitos de vida, tipo de profissão, etc.

Influências do meio ambiente : fatores como exposição aos raios solares, à poluição, ao vento ou frio excessivo provocam o envelhecimento precoce.

Patologias ou anomalias : estes problemas também podem interferir sobre o organismo levando a uma involução.

A pele é o revestimento do nosso organismo e sofre influências severas do meio ambiente como os raios solares que transmitem radiações de ultra-violeta, a poluição que favorece a formação de radicais livres, o vento ou o frio que atuam desidratando e favorecendo a formação de linhas de expressão.

A involução orgânica pode ser observada na pele através de características importantes como :

  • redução do número de fibroblastos
  • desorganização da distribuição dos fibroblastos sobre a pele
  • queda na quantidade de fibras colágenas, elásticas e reticulares
  • dificuldade do retorno veno-linfático
  • diminuição do número de glândulas secretoras alteração do tecido subcutâneo com redução do volume e da consistência da gordura na face observam-se linhas de expressão em regiões como testa, lateral dos olhos com formação de pés-de-galinha, sulco-nasogeniano, etc.
  • Existem situações em que as condições tanto da pele, como da musculatura e da circulação veno-linfática podem ser otimizadas graças à intervenção de recursos combinados de tratamentos estéticos onde o objetivo é associar os benefícios proporcionados pelas variadas técnicas eletroterápicas para a obtenção de melhores resultados.

    É com esta intenção que podemos combinar a atuação da vacuoterapia com a ação das microcorrentes na estética facial onde pretendemos realizar uma revitalização cutânea, muscular e também da circulação veno-linfática.

    A aplicação das microcorrentes sobre os tecidos promove estímulos elétricos de baixa intensidade (microamperes) que irão ativar o metabolismo celular melhorando a oxigenação tecidual, favorecendo a produção de proteínas como o colágeno e de ATP (adenosina trifosfato) e ainda incrementando o número de trocas ionicas intracelulares.

    A atuação das microcorrentes sobre a pele desvitalizada atinge não somente as células mas também o sistema veno-linfático e a musculatura trazendo excelentes resultados no tratamento da flacidez tecidual e dos edemas palpebrais.

    No pré-cirúrgico as microcorrentes auxiliam no preparo dos tecidos podendo ser associadas ao “lifting cosmetológico” onde se pretende acentuar a elasticidade, a nutrição e a circulação sanguínea e linfática da pele o que favorece a intervenção cirúrgica.

    No pós-cirúrgico observamos uma melhor recuperação do paciente devido à importante colaboração que as microcorrentes dão ao processo de reabsorção de hematomas e edemas e , ainda na cicatrização dos tecidos.

    A vacuoterapia é outra terapêutica indispensável para a estética facial onde através da sucção sobre a pele podemos desobstruir a microcirculação cutânea melhorando o processo de drenagem e eliminando os exsudatos metabólicos ou edemas.

    A sucção também traz à pele um efeito tonificador e estimulante quanto à produção de fibras tornando-a mais resistente e menos flácida.

    A massagem modeladora que pode ser realizada por meio da vacuoterapia traz à máscara facial um efeito de “lifting” provocando um quadro de hiperemia interessante para o preparo da aplicação das microcorrentes na técnica de revitalização cutânea.

    Em um tratamento combinado podemos inicialmente atuar com a vacuoterapia e, em seguida aplicar a técnica de microcorrentes realizando 10 sessões podendo ser duas por semana.